sábado, março 01, 2008

 

Oscar 2008 tem a menor audiência da história

Plantão Publicada em 25/02/2008 às 23h23m

O Globo Online e Reuters

LOS ANGELES - A transmissão do Oscar pela rede ABC teve a menor audiência da história nos Estados Unidos. O índice de 18,7% foi o mais baixo desde 1953, quando começaram as pesquisas. Em termos de público foram 32 milhões de telespectadores, um milhão a menos do que o recorde negativo anterior, de 33 milhões de pessoas, registrado em 2003. Também foi o menor desde 1974, quando este tipo de medição foi implantado.

Os analistas apontam a culpa para o perfil dos filmes indicados, sobre assassinos psicopatas ("Onde os fracos não tem vez", o grande vencedor da noite), empresários de petróleo gananciosos ("Sangue negro") e advogados corruptos ("Conduta de risco"), todos sem bilheterias de blockbuster. E ainda para a indicação e vitória de muitos atores estrangeiros, como a francesa Marion Cotillard (melhor atriz por "Piaf - Um hino ao amor"), os ingleses Daniel Day Lewis (melhor ator por "Sangue negro") e Tilda Swinton (atriz coadjuvante por "Conduta de risco") e o espanhol Javier Bardem (ator coadjuvante por "Onde os fracos não têm vez").

O ano de mais alto índice de audiência, 1998, com 55 milhões, parece confirmar estes argumentos. O vencedor na época foi o épico "Titanic", com o recorde de 11 estatuetas e uma bilheteria de US$ 600 milhões só nos Estados Unidos (US$ 1,8 bilhão no mundo, incluindo os EUA). A festa de 2008 foi do 80º aniversário do prêmio, mas não houve um blockbuster indicado que atraísse audiência. O único filme a romper a barreira dos US$ 100 milhões foi a comédia "Juno", uma modesta produção independente com orçamento de US$ 7 milhões que levou para casa apenas o prêmio de roteiro original da ex-stripper Diablo Cody.

A premiação de 2003 aconteceu pouco após o início da invasão americana do Iraque, o que dispersou a atenção dos americanos, mais interessados nos desdobramentos da realidade do que nos prêmios da ficção. O melhor filme daquele ano foi o musical "Chicago" e o apresentador o ator comediante Steve Martin.

A única coisa que subiu na transmissão do Oscar foi o preço do anúncio de 30 segundos, US$ 1,8 milhão, 7% a mais do que no ano anterior. A maior audiência do país é a final de futebol americano, o Super Bowl, de 97,5 milhões de telespectadores em três de fevereiro último. O programa mais popular da televisão, o show de calouros "American idol", é visto por 30 milhões de pessoas.

"É o custo da arte. É o custo do diferencial. É o melhor Oscar em muitos anos. E viva a violência, viva a gravidez não planejada, viva as corporações fraudulentas, viva o capitalismo, viva os mafiosos russos, viva as gargantas cortadas, os ratos cozinheiros, viva a guerra!" (Adriano KorneliuX)


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?