domingo, janeiro 27, 2008
"Rir do mundo para não rir de si mesmo." (Adriano KorneliuX)


"Na falta do que fazer, inventei a minha liberdade." (trecho de "Surfando Karmas e DNA" dos Engenheiros do Hawaii)
Adriano, eu, é um homem pacífico e apreciador do que há de bom na vida. Adotou para fins internáuticos um pseudônimo chamado KorneliuX. É como tal que eu disserto neste meu blog sobre o que me agrada. É uma das minhas formas de "inventar a liberdade", parafraseando os gaúchos dos Engenheiros do Hawaii.
Simpatizo por demais com 7ª Arte, arrisco até uns ensaios sobre os filmes que assisto. Na minha segunda década de vida, já noto que tenho uma certa predisposição para as letras, mais especificamente para a crítica cinematográfica e musical. 2008 promete ser um ano de bons filmes. Os candidatos ao OSCAR deste ano demonstraram que a academia está privilegiando as películas mais undergrounds, mais alternativas. E isso é muito bom!!! "Conduta de Risco" "Os Gângster", "My Summer of Love" e "Camille Claudel" (esses últimos dois não foram lançados em 2008, porém como eu os assisti neste ano, então eu conto como se os fossem) são os destaques, por enquanto. As decepções ficam por conta das desnecessárias continuaçãos "Alien Vs. Predador 2" e "A Lenda do Tesouro Perdido 2". Virão mais, infelizmente!
''Verdadeiro adorador da boa música''. Absolutamente, isto realmente me define. Acredito que ela eleva o espírito. Considero-me um legítimo eclético, apesar de não simpatizar com o rótulo MPB e nem com a música cantada em português, provável herança de minha pré-adolescência e seus efeitos MTV - se bem que não vejo isto como um defeito, realmente não curto muito a música brasileira. E quando eu falo "eclético", é no sentido ''stricto" da palavra. Nada de axé, country, pagode, brega, samba, música bate-estaca eletrônica. Gosto da música POP: o rock'n roll, o folk, a música clássica, o underground, tudo isto! Com todo o respeito, mas isso sim é ser eclético! Sonic Youth, Placebo, Feist, Oasis, Radiohead, Philip Glass, dEUS, Interpol, Cat Power, Stereophonics, Belle & Sebastian, Chico Buarque, Teenage Fanclub, Raveonettes, Cibelle. Antony & The Johnsons e Strokes são pistas do meu gosto musical.
Leitor assíduo (sem dúvida, mas só quando posso- leia-se: 'quando tenho tempo'), tenho predileção por romances de época, policiais e temas da cultura pop em geral. "Quando Nietzche Chorou" (Irvin D. Yalom), "Alta Fidelidade" (Nick Honrby), "Orgulho e Preconceito" (Jane Austen), entre outros foram todos lidos por mim em 2006. Este ano eu estou lendo "Eragon", do novíssimo Christopher Paolini, e o nobel "Ensaio Sobre a Cegueira", do português José Saramago. Meu padrinho me prometeu emprestar o badaladíssimo "Caçador de Pipas" e eu ainda pretendo abusar da Saraiva e ler uns livros de graça por lá. Hehe, já fiz isso várias vezes! Recomendo.
Sou estudante de Ciências Contábeis na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) à noite e concurseiro à espera de sua vaga na carreira pública (falta pouco mesmo, tudo indica que até o final do ano eu serei Escrivão da Polícia Civil de Pernambuco, fiz um concurso e fui aprovado). Obviamente que um estudante de contabilidade não vai querer ser policial para sempre, por isso pretendo também enveredar pelos concursos da área fiscal e contábil. "Primeiro deseja-se o necessário para depois amar o desejado", é baseado neste axioma que eu pretendo seguir na minha vida profissional. Primeiro a obrigação, depois os prazeres. Primeiro criar a base financeira, depois a familiar. Nada de criar filhos com mil reais de salário!
O BLoG do KorneliuX vai permear sobre isso: a cultura de Adriano de Andrada Cardoso Alves, vulgo KorneliuX. É com muita pretensão e um pouco de pedantismo que eu escrevo estas bizarrices e sinto-me alegre em dedicar alguns momentos de meu precioso tempo dividindo as impressões e sensações dessa vida na Terra. Escrever é uma excelente cartase e um dos meus relaxes preferidos.