terça-feira, fevereiro 20, 2007
Vanguart, Bloco da Saudade e Montage - Carnaval 2007
KorneliuX decidiu seguir ao pé da letra o predicativo que a Prefeitura do Recife utilizou para o carnaval 2007: "Multicultural". Do carnaval de marchinhas antigas ao folk matogrossense, passando pelos tambores silenciosos, sobrevoando o samba de escola e fechando com chave de ouro com Eletroclash cearense. Nada mais multicultural do que isso!
A maratona começou às 16:00 horas, defronte à praça Maciel Pinheiro, à espera da saída do "milenar" Bloco da Saudade, que minha mãe, todo ano, faz questão de acompanhá-lo. E sobra para quem fazer companhia a ela? Por sorte, este ano meu padrinho Cristóvão e sua família estavão lá.
Duas horas de percursso até o Marco Zero e já puchando a mão de mamãe para ir para a frente do Paço Alfandega ver o esperado Rec Beat 2007. Estava roendo às unhas porque estava com medo de chocar o show do Montage com os tambores silenciosos e com a escola de samba que minha mãe estava afim de ir. Pois chocou !! Por sorte deu tempo de ver a performance do Vanguart. Folk-rock de primeira no volume ideal! Não sabia da verve da banda para compôr em inglês. Destaque para o coro em "Semáforo" e para o cover de "Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band". I-M-P-A-G-Á-V-E-L !!!
Fui hora de dizer "até logo" ao Rec Beat por duas horas, pois acompanhei a progenitora até a Dantas Barreto para assistir ao desfile de escolas de samba (samba? 100 anos de frevo? Recife? Pois é) que homenagiou o ex-governador Miguel Arraes. Ela havia dito que nós teríamos que chegar uma hora antes para pegar umas camisas e DESFILAR na avenida. What ?!?!?!? KorneliuX, numa escola de samba? Por sorte, consegui atrasá-la e desfazer a non-sense idéia. Antes do desfile haviamos passado no Pátio do Terço para assistir a Noite dos Tambores Silenciosos. O pátio estava tão cheio que nem chegamos a entrar, então não deu para escutar nada. Ou seja, foi "silencioso" até demais.
Novamente puxei a mão de mamãe, agora com mais intensidade, e apertamos o passo para chegar a tempo de ver os cearenses do Montage. Perdemos o início do show, ou seja, o cantor Daniel Peixoto já estava de cueca no palco, contudo a diversão estava garantida. Quando, enfim, chegamos, Daniel, uma espécie de Brian Molko galego com sutaque de Virgulino Lampião, estava ensinando a platéia o refrão de sua próxima música, foi mais ou menos assim: "Obrigado Recife, agora irei ensinar o refrão para vocês cantarem juntos, vamos lá! É o seguinte: 'Shake your head/ shake your ass/ shake your head/ shake your ass, ass!!!' .Mexendo a cabeça, mexendo o cú, mexendo a cabeça, mexendo o cú, CÚ !' " Simplesmente pirei de rir !! Hilário!!! Se o eletroclash dos cearenses não é dos melhores em compensação Daniel Peixoto é um show aparte. Além dessa tradução um tanto quanto "honesta", linguisticamente falando, outras pérolas fizeram do show algo divertidíssimo: uma simulação de sexo com um laptop, o funk "Vai Daiane - Vai Daniela" e, antes da última música, um convite dos mais insinuosos, "Vejo vocês no hotel.". Antes desse show eu nunca tinha escutado Montage, estava curioso mais pelo fato de ter visto Daniel na MTV há um tempo atrás e adorado o seu estilo glitter. Trocando em miúdos: Montage serviu como uma espécie de compensação glam por saber que irei perder o show do Placebo.
Carnaval 2007 foi ótimo, resumiu-se a um dia só, porém bastante intenso. Fui dormir de 4 da madrugada ACABADO. Valeu a pena! Agora é dada a largada da programação do Abril pro Rock!