domingo, fevereiro 04, 2007

 

TERROR!!! Isto é T-E-R-R-O-R !!!





Ter medo de escuro é uma das fobias mais comuns, diria que universal, do ser humano. É inevitável se sentir confortável diante do que não pode ser visto. E é esse elemento que o britânico Abismo do Medo reverencia, resgatando para o cinema contemporâneo o gostinho do que é realmente ter medo de escuro.

Abismo do Medo é mais uma prova de que “baixo custo” não é racista e não tem vergonha de andar de mãos dadas com seu coleguinha chamado “talento”. E quem merece as palmas desta vez é Neil Marshall, diretor e roteirista desta pequena obra de terror. Abusando desse medo primitivo do homem, Marshall dirige um grupo de mulheres presas em uma caverna subterrânea e lá descobrem que não estão sozinhas.

Formado por um elenco desconhecido (quem tiver uma boa memória cinematográfica deverá se lembrar de Nora-Jane Noone por seu belo desempenho no triste Em Nome de Deus), o filme é competente do início ao fim, apesar de exagerarem nas edições em flashes (aquelas que duram menos de um segundo). Vale ressaltar a excelência na maquiagem das criaturas, impecáveis e simples, aparentando desejar, timidamente, que tais aberrações eram seres humanos feito nós e que são o que são devido a exposição às condições do lugar onde vivem.

Outro ponto alto do filme é a habilidade do diretor e roteirista no desenvolvimento dos personagem e no amadurecimento adquirido diante das situações de horror por que passam. A cena do "banho de sangue" que ilustra o cartaz acima é o ápice da transformação da personagem. Por sinal, essa cena é uma referência visual a Apocalypse Now.

Para a raia-miúda, provavelmente o final não agradará! Mas é ele que coroa com alto nível a singularidade deste filme que, de tão simples, é maravilhoso. Se você procura deixar seus nervos em frangalhos, a pedida é o claustrofóbico Abismo do Medo. Excelente, 5 estrelas para Neil Marshall.


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?