domingo, janeiro 21, 2007
Personalidade do Mês de Janeiro - NATALIE PORTMAN
Natalie Portman
Natalie Hershlag
Profissão: Atriz
Nascimento: 9/6/1981
Cidade: Jerusalém
Pais: Israel
Biografia:
Natalie Portman nasceu em Israel, Jerusalém, no dia 9 de junho de 1981. Bonita e talentosa, Natalie tem um 1m60 de altura, feições delicadas e rosto de menina.
Depois de morar em outros lugares, sua família finalmente estabeleceu-se em Nova York, onde ela morou até se formar no colegial.
Seu currículo durante o colegial foi tão bom que ela estava apta a estudar em Harvard. Natalie nem chegou a cursar faculdade. Mas a atriz garante que quando terminar de rodar a série Star Wars vai ficar longe do cinema durante 4 anos, para poder se formar em psicologia.
Portman gosta de se considerar um modelo de garota correta. Odeia violência e sexo usados de maneira vulgar e sempre recusa papéis com estas características. Vegetariana desde os oito anos, afirma não beber nem fumar ou usar drogas ilícitas.
Descoberta ao onze anos em uma pizzaria por um caça talentos, Natalie era impulsionada a seguir carreira de modelo, mas acabou dando preferência pela de atriz.
Começou atuando em papéis poucos significativos, mas em 1994 se destacou em ''O Profissional'',deLuc Besson, no papel de uma garotinha que é protegida por um assassino interpretado pelo ator marroquino Jean Reno.
Participou de filmes como ''Fogo Contra o Fogo'' ao lado de grandes astros comoRobert De Niro e Al Pacino , ''Brincando de Seduzir'', a comédia ''Marte Ataca'' e o musical ''Todos Dizem Eu Te Amo'', de Woody Allen.
Portman entrou aos 17 anos na série ''Star Wars'' no papel da rainha do planeta Naboo Padmé Amídala, em Episódio I". Em "Ataque dos Clones Amidala não é mais rainha, mas sim senadora do planeta. Ela reencontra Anakin, que conheceu ainda garoto no filme anterior, por quem se apaixona. É, portanto, a mãe de Luke e Leia, da série original.
''Em Qualquer Outro Lugar'' e''Where the Heart Is'' são duas comédias que tiveram sucesso de crítica.
Uma atriz de beleza e graça atemporais, com entrega ilimitada a cada papel, NATALIE PORTMAN (Evey) se firmou como uma das atrizes jovens mais requisitadas de Hollywood.
Além de estar em V de Vingança, Natalie Portman estará no filme israelense Free Zone, com direção de Amos Gitai. Filmado em Israel e na Jordânia, Free Zone trata da improvável relação entre duas mulheres unidas pelo destino depois que uma delas (papel de Natalie Portman) pula num carro dirigido pela primeira. Elas embarcam numa viagem que envolve crimes e intriga política. O filme estreou competindo no Festival de Cannes de 2005.
Recentemente, Natalie atuou no filme de Milos Forman Goya's Ghosts, com Javier Bardem. Produzido por Saul Zaentz, o filme se passa em 1792, quando Francisco Goya era o mais famoso pintor da Espanha. Há um escândalo quando sua musa adolescente é presa por heresia por um monge manipulador, uma força por trás da Inquisição espanhola. Bardem será o monge e Natalie a musa, Alicia, que pode ser filha do monge, num caso proibido.
No início de 2006, ela se dedicou à produção de Mr. Magorium's Wonder Emporium. O roteiro é de Zach Helm (Stranger Than Fiction), que estréia na direção. A comédia fantasia traz Natalie como a gerente de uma loja de brinquedos que parece tomar vida quando recebe influência do dono excêntrico, papel de Dustin Hoffman. Quando ele fica doente, quer passar a loja para ela, mas a depressão da moça faz a loja, antes vibrante, tornar-se um lugar triste. Os produtores são Richard Gladstein e Jim Garavante.
Natalie Portman estrelou o último episódio da segunda trilogia de Guerra nas Estrelas, o Episódio III - A Vingança dos Sith, com Hayden Christensen e Ewan McGregor. Em 2002, a atriz estrelou como a Senadora Amidala em Guerra nas Estrelas Episódio II - Ataque dos Clones, seguindo-se ao grande sucesso do Episódio I - A Ameaça Fantasma, quando seu personagem apareceu. Os filmes são seqüências da trilogia dos anos 1970 e 80, alguns dos maiores filmes em arrecadação no mundo.
Natalie arrebatou um Globo de Outro de Atriz Coadjuvante e uma indicação ao Oscar pelo filme de Mike Nichols, Closer - Perto Demais, adaptação do sucesso da Broadway Closer, de Patrick Marber. Contracenou com Jude Law, Julia Roberts e Clive Owen. A história se passa em Londres, uma intrigante história de paixão, drama, amor e abandono envolvendo dois casais. Tudo se complica quando o homem do primeiro casal conhece a mulher do segundo. Natalie interpreta uma intrigante garota de Nova York, que, como os demais personagens, explora seu lado obscuro, sexual e emocional.
Também recebeu indicação como Melhor Atriz do London Film Critics e indicações para Melhor Atriz Coadjuvante da Online Film Critics da Critics' Choice. Foi, ainda, indicada a Melhor Atriz Coadjuvante pela San Diego Film Critics.
Também recebeu elogios da crítica por seu trabalho no filme de Zach Braff, Hora de Voltar. Braff escreveu, dirigiu e atuou no filme, que acompanha as dificuldades de um jovem que volta para casa para o enterro da mãe, estando longe da família havia 10 anos. Natalie faz o papel de Sam, uma jovem que é tudo que ele não é, uma explosão de cor, esperança e personalidade. Sua coragem e doçura dão ao personagem de Braff a coragem de abrir o coração para a alegria e a dor do abismo infinito que é a vida. No filme também está Peter Sarsgaard.
Natalie recebeu aclamação na sua estréia, em O Profissional, de Luc Besson, com Jean Reno e Gary Oldman. Ela era Mathilde, uma garota que se esconde de um atirador depois que os pais foram mortos por um policial corrupto. Também roubou cenas em Brincando de Seduzir, comédia agridoce dirigida por Ted Demme, estrelada por Timothy Hutton, Uma Thurman, Rosie O'Donnell e Matt Dillon.
Outros créditos incluem o filme de Anthony Minghella, indicado ao Oscar, adaptação de um romance, Cold Mountain, com Jude Law, Nicole Kidman e Renée Zellweger; o de Matt Williams, Onde Mora o Coração, com Ashley Judd; o de Wayne Wang Em Qualquer Outro Lugar, com Susan Sarandon (que lhe deu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante); o musical de Woody Allen Todos Dizem Eu Te Amo, com Julia Roberts, Goldie Hawn, Alan Alda e Drew Barrymore; o curta de Tom Tykwer, True, parte do filme Paris je t'aime; a comédia negra de Tim Burton Marte Ataca! com Jack Nicholson e Glenn Close; e o filme de Michael Mann, Fogo contra Fogo, com Al Pacino, Robert De Niro e Val Kilmer.
A atriz estreou com Mike Nichols, fazendo o papel de Nina no festival Shakespeare in the Park, na produção de A Gaivota, com Meryl Streep, Kevin Kline e Philip Seymour Hoffman para o New York Shakespeare Festival. A adaptação de Tom Stoppard do clássico de Anton Chekhov ressoa com os problemas contemporâneos de sexo, família e fama. Na temporada da Broadway de 1997/1998, Natalie Portman estrelou o papel-título de O Diário de Anne Frank, sendo elogiada pelo jornal USA Today pela "atuação memorável". A direção era de James Lapine, que deu frescor à peça, incorporando material novo à edição definitiva dos diários, de 1995.