domingo, janeiro 21, 2007
O Melhor Livro de 2006 é...
Não sei porque eu me interessei por este livro, a psicanálise é uma grande ? em minha cabeça, mas resolvi encarar o livro. E não me arrependi! Apesar de todo começo de livro para KorneliuX ser um suplício (chego a pensar de desistir, até mesmo Harry Potter), aguentei firme e adorei.
Apesar do título da obra sugerir uma linguagem literária complexa, voltada para intelectuais que costumam ler somente quem ganha o Nobel ou mesmo para quem é da área profissional, as aparências enganam. Irvin D. Yalom tem mão leve para a escrita, é talentoso para a ficção e emerge o leitor numa profusão de diálogos inteligentes e bem constrídos que torna uma simples consulta médica numa verdadeira batalha de retóricas afinadíssimas. Ler "Quando Nietzcsche Chorou" é se encantar com a habilidade desse psicanalista que se rendeu a literatura ficcional.
Recomendo a leitura dessa ficção com pitadas de realidade. Garanto que não irão se arrepender. O encontro de Breuer e Nietzcshe me fascinou e pode fazer o mesmo por você! Já descobri que está em fase de produção a adaptação da obra para as telonas do cinema. Hehe, se eu perco?!?!? Tsc... tsc...